O governador Gladson Camelí fez um apelo à população na manhã desta quinta-feira, 17, devido ao avanço dos casos de sarampo em Bolívia, país vizinho ao Brasil. Ele destacou que a vacina está disponível nas unidades de saúde e é a principal arma contra o surto da doença, que já preocupa as autoridades.
No Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta, o governador Gladson Camelí publicou o decreto de nº 11.724, que estabelece situação de emergência em saúde pública em decorrência da reemergência e do risco iminente de disseminação do sarampo no estado.

O documento define que a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) deve coordenar a atuação específica dos órgãos e entidades competentes para o enfrentamento da emergência, com atendimento prioritário às demandas que envolvam adoção de medidas administrativas urgentes.
“Fizemos este decreto justamente para chamar atenção e pedir que a população se vacine. Está tendo uma crise na Bolívia, que sabemos que faz fronteira com o nosso estado e estamos tomando as medidas cabíveis, que são responsabilidade do governo, mas temos que pedir também a cooperação da população para que procure os pontos de saúde e faça sua prevenção. Esta já uma grande preocupação”, enfatizou.
Com a ajuda do Ministério da Saúde, Camelí destacou que o governo do estado está atento e agindo preventivamente para que a doença não volte a ser registrada no estado. “É preciso ter essa conscientização para que depois não aconteça situações mais graves”, orientou.
O diretor do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Eder Gatti, reforçou a importância da união entre municípios, estados e governo federal.
“Estamos junto com uma equipe do Ministério, trabalhando em harmonia com o Estado e com os municípios numa estratégia de prevenção ao sarampo. Vivemos um momento epidemiológico muito delicado, porque o Brasil é uma área livre da doença, porém identificamos a circulação do vírus do sarampo em outros países, inclusive aqui na fronteira com o Acre. Estamos aqui para prevenir que a doença entre no estado e, consequentemente, no país. Há uma ação de intensificação da vacinação para proteger a população e também uma ação de sensibilização da vigilância, ou seja, detectar casos que eventualmente entrem no país de forma precoce e tomar medidas para evitar que a doença se alastre. Aqui, estamos dando um exemplo de articulação tripartite: governo federal, governo do Estado e municípios trabalhando juntos para o sarampo não entrar no nosso país”, explicou Gatti.
The post Com surto de sarampo, governador convoca a população à proteção e destaca vacina como escudo contra a propagação da doença no estado appeared first on Noticias do Acre.